Novidade Blog Crianca Celiaca

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Gramado-RS

Você conhece o Natal Luz, em Gramado? É simplesmente maravilhoso e as crianças se divertem muito!
Tem a Aldeia do Papai Noel, Mini Mundo, Lago Negro, shows de Natal, enfim. Isto sem falar nas tradicionais e inúmeras lojas de chocolate.
Mas, e com uma criança celíaca, como se virar por lá?

Bem, primeiro é preciso dizer que se você tiver em mente que só poderá comer em locais cem por cento sem glúten, não terá como se alimentar em Gramado. Quer dizer, lá ou em qualquer outro lugar do mundo, porque sabemos que poucos são os lugares especializados SOMENTE em pratos sem glúten.
No entanto, se você tiver o equilíbrio necessário e souber conversar com os donos dos restaurantes, é possível comer fora.
A ACELBRA tem alguns restaurantes indicados no site: http://www.fenacelbra.com.br/acelbra_rs/onde-comer/

Um deles é o Nono Mio. No entanto, no site está escrito que tudo lá é sem glúten e isto não é verdade. Eles têm dois pratos sem glúten e o restante é com glúten.
Eu conversei com o dono do Nono Mio e o que ele me explicou é que embora não tenham uma cozinha específica para preparar os pratos sem glúten, os utensílios são separados e o chefe toma todo o cuidado possível. Por este motivo os pratos demoram um pouco mais para serem servidos (cerca de meia hora).
Nós comemos espaguete ao molho sugo com galetos e polenta assada.

Tem outro restaurante chamado Mama Pasta. É o mesmo esquema do Nono Mio: eles têm dois pratos sem glúten no cardápio e o restante é com glúten. Comemos ravioli com recheio de frango ao molho sugo e pedimos à parte um delicioso filé mignon assado, que por sinal estava divino!!! Achei a massa um pouco dura, mas no conjunto estava tudo muito gostoso!

Quer uma comida diferente? Vá a Estação Crepe. No cardápio tem crepes no prato - sem glúten. 
Comemos o crepe de calabresa, catupiry e queijo. De sobremesa, um crepe recheado com Nutella e morangos e uma bola de sorvete de creme da Nestlé.
Tem também um lanche com pão sem glúten. Devo dizer que é maravilhoso!!!
Conversei com os donos que foram muito atenciosos. Eles têm utensílios separados para fazer o crepe e o pão do lanche vem de fora devidamente embalado para não haver contaminação. Comemos lá vários dias e adoramos!
Ah! Eles têm um prato Combinado com dois tipos de salsichas alemãs Bock e pão na chapa com três tipos de molho, inclusive uma maionese de ervas que eles fazem lá mesmo. As salsichas não têm glúten e se quiser, pode pedir para substituir o pão pelo pão sem glúten. Só que neste caso ele não será tostado na chapa, mas também fica uma delícia!

Em frente a Estação Crepe tem o Maison de Saveurs - servem rodízio de fondue (ou sequência de fondue, como se diz por lá), sem glúten. Converse com o dono e fique atento quando forem servir.
Começam pelo fondue de queijo. Ao invés de servir o pão, eles servem picles, bata cozida e goiabada.
No de carne, vem filé mignon, filé de frango e carne suína. Só podemos três tipos de molhos. Eles serviram uns dez tipos e eu pedi para confirmarem. Depois de alguns minutos o garçom retornou e disse quer todos os molhos à base de maionese tinham glúten. Retirou todos!
No fondue de chocolate (o chocolate servido lá não contém glúten), é servido com frutas e waffle. No nosso caso, eles não trazem a waffle.

Ao fazer passeios procure Buffet Libre com Churrasco. Nestes lugares eles assam as carnes à parte e na maioria dos lugares o tempero é somente sal. Mas pergunte sempre, porque alguns restaurantes temperam com caldo Knorr ou colocam amaciante de carne e ambos têm glúten. Coma carne e frango com saladas cruas. Muitos lugares têm a polenta mole e nem sal eles colocam. Vale à pena provar!

Se decidir dar uma esticada até Nova Petrópolis, não esqueça de passar no Cantinho Saudável. Tudo sem glúten e sem leite. A dona do estabelecimento é celiaca e vai a Porto alegre buscar pratos prontos para servir na hora. Experimente a torta salgada de frango, o bolo de abacaxi com creme ou o mini bolo de canela. Ficamos apaixonadas! 

Em relação às chocolaterias, tem várias!!! Indico a Lugano e a Planalto. Todos os chocolates são sem glúten, com exceção dos que têm cereais (pouquíssimos).

Dicas: em Canela não existe nenhum estabelecimento com alimentação sem glúten.

Tanto em Gramado como em Canela, todos os parques não tem opções sem glúten. No muito, vendem Ruffles e algum chocolate que não tem glúten. Portanto, se você for passar o dia fora visitando os parques, faça uma malinha para passar o dia. Bom passeio!


                                                            MINHA FLORZINHA
                                                        CHOCOLATERIA PLANALTO
                                                       CHOCOLATERIA PLANALTO
CREPE SALGADO - ESTAÇÃO CREPE, EM GRAMADO

                                         CREPE DOCE - NA ESTAÇÃO CREPE, EM GRAMADO





PRATO - NONO MIO

FONDUE - MAISON DE SOUVERS
SALSICHA BOCK NA ESTAÇÃO CREPE

                                               PNEU FUROU EM NOVA PETRÓPOLIS
                                          CANTINHO SAUDÁVEL - NOVA PETRÓPOLIS
                                         CANTINHO SAUDÁVEL - NOVA PETRÓPOLIS
                                        CANTINHO SAUDÁVEL - NOVA PETRÓPOLIS
                                               MINHA PRINCESINHA - 9 ANOS
                                                          SHOW "EU SOU MARIA"
                                      COMENDO POLENTA SEM SAL E BATATA FRITA
                                COMENDO CHOCOLATE DA CHOCOLATERIA LUGANO



 MUNDO MÁGICO DO CHOCOLATE - LUGANO "FAZENDO O SEU PRÓPRIO CHOCOLATE"
                                 LANCHE SEM GLÚTEN NA ESTAÇÃO CREPE - GRAMADO
                             LANCHE SEM GLÚTEN NA ESTAÇÃO CREPE - GRAMADO






JANTANDO NO MAMA PASTA COM A ELIZABETH E O MARCOS - DONOS DO SABOR DE SAÚDE, AQUI EM SÃO PAULO.







Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas! Meu marido é Celíaco e acabamos de chegar em gramado! Um abraço. Carla

    ResponderExcluir