domingo, 27 de setembro de 2015

Rapunzel e sua família



Em homenagem ao dia das crianças, que já está chegando, criei mais uma história infantil.
A dica é, após a leitura, que os pais perguntem se a criança tem alguma dúvida. Fale sobre a FENACELBRA (Federação Nacional dos Celíacos no Brasil), explique porquê não existe somente uma criança celíaca, mas sim uma família celíaca, fale que a dieta torna a criança mais forte e ajuda no crescimento, enfim. É uma forma lúdica de explicar fatores da celíaca à criança.

Boa leitura!

RAPUNZEL E SUA FAMÍLIA





Era uma vez uma linda menina chamada Rapunzel.
Quando criança ela foi roubada de seus pais, o rei e a rainha, e passou a viver com uma mulher muito má numa torre escondida no meio da floresta.
Esta torre era muito, mas muito alta mesmo e ela não tinha como sair de lá. Assim, a menina cresceu sozinha, sem ir à escola e sem amigos para brincar. Mas ela amava pintar, desenhar e cozinhar.
Ainda pequena, a madrasta de Rapunzel descobriu que ela não poderia comer glúten. Muito má, ela continuou oferecendo comida com glúten para a menina, que sem saber, comia tudo.
Desta forma, a garota cresceu pouco e seus cabelos caíam muito e eram muito fracos.
Certo dia, um príncipe que explorava a floresta encontrou a torre e lá de baixo gritou:
- Tem alguém aí?
A garota estava sozinha, pois a sua madrasta havia saído para fazer compras na cidade e então ela apareceu na janela bem lá no alto da torre.
- Sim, estou aqui. – ela respondeu. Mas quem é você?
No momento em que o príncipe a viu, se apaixonou por ela.
Desde então, os dois começaram a conversar, ou melhor, a gritar, porque ele ficava lá embaixo da torre e quase não conseguia ouvir o que a menina dizia. Um dia, ele teve uma ideia:
- Jogue as suas tranças para eu subir e conversarmos melhor.
Rapunzel jogou as suas tranças bem fininhas, pois quase não tinha cabelos e tão logo ele começou a subir a trança quebrou e ele caiu. Por não fazer a dieta sem glúten, os cabelos dela caíam muito e eram fracos e quebradiços e por isso, não suportou o peso do príncipe.
Bem naquela hora a madrasta chegou e expulsou o príncipe de lá, dizendo a Rapunzel:
- Você nunca irá sair daqui mocinha, sabe por quê? Porque você não pode comer glúten, e eu dou alimentos cheios de glúten para você comer todos os dias. Então o seu cabelo nunca irá crescer e ficar forte o suficiente para você sair da torre. Você vai ser sempre doentinha e fraquinha.
A menina chorou e pensou: - Vou viver sozinha nesta torre por todos os dias da minha vida.
O príncipe estava escondido atrás de uma árvore e ouviu toda a discussão. No dia seguinte, esperou a madrasta sair e chamou a menina:
- Rapunzel, eu ouvi tudo o que a sua madrasta disse ontem. Então para você ter os cabelos fortes e não ficar mais doente é só parar de comer coisas com glúten.
- Mas eu não sei fazer nada sem glúten! – disse ela, muito aflita.
- Ah! Isto é fácil! – disse o príncipe. Entra no site da FENACELBRA e do www.riosemgluten.com. Lá você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre o glúten e poderá baixar livros de graça. E para aprender a fazer coisas gostosas, veja o blog: www.soucriancaceliaca.blogspot.com.br. Lá tem receitas de pão, bolo, biscoito e muitas coisas gostosas, além de saber quais as tintas e massinhas tem glúten ou não.
Mais do que rápido, a menina correu para dentro da torre e entrou na internet. Lá ela ficou sabendo tudo sobre o glúten e ainda fez amizade com várias outras garotas celíacas como ela.
A partir daquele dia ela começou a cozinhar tudo sem glúten e até a sua madrasta se sentia mais disposta.
Como a bruxa má mandava a menina cozinhar e fazer todo o serviço da torre, ela nem percebeu que ela estava fazendo tudo sem glúten.
O tempo foi passando e os cabelos de Rapunzel voltaram a crescer e a ficar mais fortes do que nunca. Ela também começou a crescer e a sua pele estava mais brilhante ainda. Ela se sentia forte e não se cansava mais ao fazer as tarefas de casa.
Um dia, o príncipe ficou escondido atrás de uma árvore esperando a bruxa sair para chamar a sua amada.
Você deve estar se perguntando como a velha subia e descia da torre. Lá, havia uma escada enorme num esconderijo secreto onde só ela tinha a chave e era desta forma que ela entrava e saía de lá.
Ao vê-la sair, o príncipe correu e chamou a moça:
- Rapunzel, jogue as suas tranças!
Naquele dia, a moça surgiu muito linda na janela, com um belo sorriso e começou e desenrolar as sua cabeleira. E o cabelo começou a descer e a descer e quando o príncipe menos esperou, as tranças da garota tocou o chão. O príncipe então disse:
- Lá vou eu!
E sem nem fazer muita força, Rapunzel começou a puxar as tranças até que o seu amado chegou à janela.
Apaixonado, ele lhe deu um beijo de amor e jogou uma corda enorme que ele tinha mandado fazer e os dois desceram daquela torre enorme.




De lá, eles subiram numa linda moto e foram até o palácio.
Ele já havia falado sobre a moça para os seus pais e logo eles marcaram a data do casamento.
Uma semana antes de se casarem, a rainha, sogra de Rapunzel, lhe disse:
- Querida, não existe uma pessoa celíaca, mas sim uma família celíaca e você não pode ser sozinha. Eu tenho uma grande amiga que é rainha de um reino próximo ao nosso onde, além de terem roubado a sua filha quando criança, ela e todos os seus filhos também não podem comer glúten. Eu acho que você deve ser filha dela.
Logo a sogra de Rapunzel marcou uma reunião com a família da rainha, sua amiga. Ao se verem, logo todos perceberam que a moça era muito parecida com aquela rainha e por ser celíaca também, só podia ter sido ela que havia sido roubada de seus pais quando criança. No mesmo dia ela foi coroada princesa.
Os dias se passaram e no dia do casamento, Rapunzel pensou:
- Ainda bem que sou celíaca, caso o contrário, talvez eu nunca tivesse descoberto a minha família verdadeira!
E radiante, a moça surgiu no dia do seu casamento com um lindo penteado e junto ao príncipe e toda a sua família, a princesa viveu feliz para sempre!

 AUTORA: Erivane de Alencar Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário