terça-feira, 26 de abril de 2016

Celíaca x Sociedade

Quero deixar aqui a minha opinião a respeito das dificuldades que os nossos filhos passam com a celíaca. 
Para mim, devemos tudo à falta de investimento em educação por parte dos nossos governantes. Vou explicar: um país que investe em educação tem um povo informado e civilizado. O que é um povo civilizado? É um povo que tem tolerância, sabe respeitar o outro e, sobretudo, sabe conviver em sociedade. É um povo educado e que tem o hábito de ler e se informar sobre os mais adversos assuntos. É um povo que se abre para o diferente.
No nosso país as pessoas não leem, não se informam e cada vez mais tem demonstrado a falta de tolerância, o desrespeito e a falta de educação. Pessoas assim apontam, falam mal, são ignorantes. E quem sofre? Os nossos filhos, os deficientes, os negros, os pobres e àqueles que não são ditos como "normais" para a sociedade. Em países desenvolvidos onde as pessoas tem acesso a educação existe igualdade, inclusão social, acessibilidade e o respeito ao próximo. Claro que perfeição não existe, mas muitos países estão anos luz à nossa frente tanto em termos de civilidade quanto em termos da celíaca. Por isso, acredito que se morássemos num país melhor os nossos filhos não sofreriam tanto em termos de desrespeito da sociedade (ignorância e falta de conhecimento de professores, diretores de escolas, padres, pastores de igreja, parentes, amigos, e por aí vai). 
Penso que a nossa vida seria mais fácil. Noto isso quando converso com mães de celíacos que moram em outros países. Muitas vêm passear no Brasil e através do meu blog enviam mensagens perguntando onde podem se alimentar, onde podem comprar e percebem que a nossa realidade é muito difícil e atrasada. Sim, vivemos num país atrasado. 
Eu acho que não é a condição celíaca que é difícil - penso que é a estrutura de um país atrasado que não nos proporciona a facilidade que deveríamos ter por direito, para que então pudéssemos encarar esta intolerância com mais leveza. ‪#‎porumpaismelhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário