quarta-feira, 23 de maio de 2018

Dicas par comer em casa de amigos e familiares

Existem muitas receitas fáceis de fazer e quando os familiares e amigos têm boa vontade, querem muito poder ter um bolo ou um pão para receber o seu filho quando for à casa deles.
Nós, como mães, entendemos e ficamos gratas pela boa vontade. No entanto, é necessário explicar os cuidados que terão que ter em relação a contaminação por glúten.
Muitas pessoas não sabem como proceder e, por este motivo, eu fiz um passo a passo de alguns cuidados que você terá que ter quando o seu filho for passar o final de semana na casa da vovó, na casa da dinda, da titia, na festa do pijama ou na casa dos amiguinhos.


1. LIQUIDIFICADOR

Tudo o que for de plástico tem uma aderência muito grande, por isto, mesmo que seja lavado, o glúten pode ficar ali, impregnado. Portanto, se o copo de liquidificador for de plástico e a pessoa costumar utilizá-lo para fazer coisas com glúten, ela não poderá, por exemplo, bater uma massa sem glúten nele.
DICA: Veja o modelo do liquidificar e compre um copo e deixe-o reservado somente para fazer coisas sem glúten.

EXEMPLO: Na casa da minha mãe, ela só usa o liquidificador para fazer vitamina de frutas (que não leva glúten). Neste caso, eu uso o liquidificador dela normalmente.

2. USANDO O FORNO

Se a pessoa tiver o hábito de fazer bolos e pães na casa dela, o forno com certeza estará impregnado de glúten e as fôrmas também.
Neste caso, o ideal é a pessoa fazer uma boa limpeza no forno antes de assar o bolo, o pão, o frango, ou seja o que for, de preferência, coberto com papel alumínio.
Deixe claro também, que não pode assar ao mesmo tempo, um alimento com e outro sem glúten - por exemplo, um pão de queijo sem glúten e um bolo com glúten, pois o pão de queijo ficará contaminado.
Peça para lavar bem as fôrmas e se for untá-las, tem que ser com farinha de arroz. Não se pode fazer um bolo sem glúten e untar a fôrma com farinha de trigo.
DICA: Limpar o forno e lavar as fôrmas antes de utilizá-las. Existem pessoas que têm o costume de guardar pão velho em cima das fôrmas, dentro do forno. Então, todo cuidado é pouco!

EXEMPLO: A minha mãe costuma guardar saco de pão francês dentro do forno. Então, quando eu uso o forno dela, eu lavo bem a fôrma, cubro com papel manteiga, coloco o pão de queijo e cubro com papel alumínio. Faço o mesmo procedimento se eu for assar um bolo ou pão.

3. CARNES

Existem açougues que vendem carnes temperadas, com tempero que tem glúten, como Sazón e outros.  Ou que empanam bifes e frangos com farinha de rosca. Alguns também moem trigo para quibe onde moem a carne (carne moída). Cuidado! Estes lugares são altamente perigosos e a contaminação é certa!
DICA: Informe a pessoa que irá preparar o almoço/churrasco onde você costuma comprar as carnes ou, leve a carne, a linguiça e tudo o que puder para que ela possa preparar, assim o risco é menor.

EXEMPLO: Toda vez que vamos à churrascos, eu faço assim:
- se for familiar ou pessoa próxima: levo as carnes para assar e peço para assarem o pão de alho só depois de assar as carnes que a minha filha irá consumir.
- se não tiver intimidade com a pessoa: leve a carne pronta. Eu já levei muitos espetinhos de carne/frango/linguiça em festas.

4. MARGARINA

Se a pessoa cortar o pão com glúten, passar a margarina e depois, for usar a mesma margarina para passar no pão do seu filho, o pão dele ficará contaminado.
DICA: Seu filho vai para a festa do pijama? Mande a margarina/manteiga dele e uma faquinha. Não custa nada!!!

EXEMPLO: todas as festas do pijama que a minha filha vai, ela leva a margarina, o leite (poque toma leite de côco), o pão e os biscoitos. Se eu tiver como enviar um bolo para todos comerem juntos, eu mando. Se não, ela sabe que tem a alimentação dela, separadamente. Sempre foi muito tranquilo!

5. TALHERES/ESPÁTULAS

Muitas crianças querem dar o primeiro pedaço de bolo para o amiguinho celíaco. Então algumas mães, costumam fazer um bolinho sem glúten e mandam para o aniversário.
Na festa, cantam parabéns e, a criança corta o bolo de aniversário (com glúten). Então, com a mesma espátula, a criança corta o bolo sem glúten que o amiguinho levou para dar o primeiro pedaço a ele. Isto jamais pode ser feito! DICA: Leve ou peça outra espátula e, se não tiver, pode ser uma faca limpa, mas nunca utilize o mesmo talher para cortar o bolo, o pão ou seja o que for.


6. MIGALHAS NA MESA

Enquanto o seu filho come o seu pãozinho, outras pessoas estão tomando café da manhã ou da tarde juntos e, estão comendo o pão deles.
As migalhas de pão espalhadas na mesa são um perigo! Elas voam e sem perceber pode aderir na manteiga e no lanche do seu filho.
DICA: O ideal seria todos fazerem um café da manhã/tarde sem glúten. Se não for possível, peça para colocarem uma toalhinha separada para o seu filho ter um espaço "limpo" para comer as coisas dele.

EXEMPLO: Quando a minha filha vai à casa de amigos eu procuro sempre mandar um bolo para todos comerem juntos. Assim, todos comem sem glúten. Mas na casa dos familiares isto é mais difícil porque os lanches e café da tarde são mais frequentes e a família não abre mão de comer o famoso pão francês e outras coisas com glúten. Nestes casos, eu levo as coisas dela e ela sempre fica num espaço entre eu e meu marido. Assim, na área dela não tem migalhas!

7. Lavando as mãos

Parece óbvio, mas já ouvi muitas pessoas dizerem que se contaminaram porque a pessoa estava comendo um pão e, ao mesmo tempo, limpando um frango ou cortando uma carne. Imagine uma pessoa pegando um pão, dando uma mordida, onde cai muitos farelos e, ao mesmo tempo, sem lavar as mãos, pegar pães de queijo sem glúten para assar?
DICA: Oriente a pessoa a não comer coisas com glúten durante a preparação de alimentos para o seu filho e SEMPRE lavar muito bem as mãos após pegar em alimentos com glúten.

8. ESCORREDOR DE MACARRÃO

No ítem 1 já falamos sobre a porosidade dos utensílios de plástico (liquidificador). Parece brincadeira, mas um lugar onde esconde um grande risco de contaminação cruzada é o escorredor de macarrão.
Por mais que lavemos, aqueles furinhos ficam impregnados com a massa do macarrão. Às vezes eu tenho que usar até escovinha para tentar remover a sujeira. E, no meu caso, eu não estou falando de glúten, porque não faço nada com glúten em minha casa. Mas estou tentando mostrar que aqueles furinhos ficam mesmo cheios de massa do macarrão e, se o escorredor for de plástico então, pior ainda!
DICA: Leve o escorredor para a pessoa escorrer o macarrão sem glúten que irá preparar para o seu filho.

EXEMPLO: toda vez que vou à minha mãe eu levo o meu escorredor de macarrão. Quando vou à casa de outras pessoas eu já levo o macarrão cozido! Eu acho mais fácil levar pronto porque tem pessoas que acham que estamos dizendo que elas são sujas e não lavam direito a louça. Elas não entendem direito o que tentamos explicar. Muitos chegam a nos achar mães neuróticas!

Embora tenhamos cuidados em relação a tudo isto, temos sempre que ter em mente que, o importante é a EDUCAÇÃO CELÍACA.
Você deve ensinar o seu filho a ter todos estes cuidados, porque nunca poderá confiar totalmente nas pessoas. Não por maldade, mas por questão de hábito. As pessoas estão acostumadas a não terem estes cuidados porque não precisam! Então muitas vezes, se fazem algo de errado, não é porque foi de propósito, mas por um descuido ou por estarem desatentas.
Se seu filho for ensinado a ter os cuidados e a entender os riscos da contaminação cruzada, você poderá ficar tranquilo. Onde ele for, saberá se cuidar!








Nenhum comentário:

Postar um comentário