quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os Três Meninos Jogadores


Era uma vez três amigos que adoravam jogar bola.

Além de vizinhos eles estudavam na mesma escola e tinham quase a mesma idade.

Todos os anos havia um campeonato de futebol na escola e eles desejavam muito participar, mas naquele ano só havia mais uma vaga.

Então eles treinavam. Todo tempinho de folga que surgia, lá estavam os três juntos, jogando futebol.

Quando os três estavam no mesmo time não tinha para ninguém. O Dudu tomava a bola do adversário, o Francisco driblava e Zeca fazia o gol. Era lindo ver como os garotos jogavam bem.

Por coincidência os três eram celíacos e por isso não podiam comer glúten.

O Dudu seguia a dieta à risca e não comia nenhum pouquinho de glúten.  Mas o Zeca e o Francisco vira e mexe davam uma mordida no lanche dos amigos ou compravam alguma guloseima com glúten na cantina da escola.

Quando o campeonato se aproximou, o treinador resolveu que iria chamar os três para participar dos jogos porque os meninos tinham muito talento.

Sendo assim, ele resolveu ir a casa de cada um deles para dar a notícia.

Quando chegou a casa de Zeca a mãe dele disse que ele não poderia fazer parte do time. O treinador perguntou por que e ela respondeu que devido o filho estar comendo glúten, ele estava muito mal, com dor de barriga e não saía do banheiro.

Que pena! – comentou Sr. Hélio, o treinador do time.

Ele então se dirigiu a segunda casa da rua, que era do Francisco. Tocou a campainha e a avó do garoto saiu para atender. Triste, ela disse que o Francisco estava no médico com seus pais.

- Mas ele está doente? – perguntou o Sr. Hélio.

- Sim, senhor. Ele tem comido glúten mesmo sabendo que não pode e tem passado muito mal. Anda cansado e não aguenta nem correr direito. Sinto muito, mas ele não poderá participar do campeonato este ano.

Muito triste, o senhor Hélio foi até a casa de Dudu e tocou a campainha.

Sua mãe saiu e disse: - O Dudu não está senhor treinador.

Indignado, o senhor Hélio perguntou:

- O que? Vai me dizer que ele também está doente?

- Doente? – perguntou a mãe de Dudu. Não! Ele está na rua jogando futebol com os amigos. Ah! Olha lá, ele acabou de fazer um gol!

Assim que viu o senhor Hélio, Dudu saiu correndo e veio cumprimentá-lo.

- Olá, senhor treinador. O senhor por aqui? Eu fiz alguma coisa errada no treino de hoje de manhã?

E passando a mão na cabeça de Dudu o senhor Hélio respondeu:

- Não, Dudu. Eu vim até aqui para dar uma ótima notícia a você: este ano você irá participar do campeonato de futebol na escola.

- Sério? – perguntou Dudu ainda sem acreditar que iria fazer parte da melhor equipe da escola.

- Sim, Dudu. E você conseguiu esta vaga no time graças ao seu bom desempenho que só aconteceu porque você obedeceu aos conselhos dos seus pais e tem feito direitinho a dieta sem glúten.

- Puxa, senhor Hélio. Que legal! Às vezes os meus amigos até me oferecem uma bala ou um pedaço do lanche deles com glúten, mas eu nem pego porque eu sei que se eu comer vai me fazer mal.

- Isso mesmo, Dudu. Os seus dois amigos acabaram de perder uma vaga no campeonato justamente porque estão comendo glúten escondido e andam passando mal. Continue assim que você será um jogador brilhante! – disse o senhor Hélio.

Naquele ano, além de ganhar uma medalha como os demais amigos do time, Dudu ganhou o troféu de melhor jogador da escola.

Depois disto, seus amigos Zeca e Francisco decidiram parar de comer guloseimas com glúten e começaram a melhorar.

O sonho deles era ficar forte e saudável como Dudu e quem sabe no ano seguinte poder jogar no campeonato mais legal da escola.



Autora: Erivane de Alencar Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário