sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Criança sabe das coisas

Muitas pessoas acham difícil a missão de explicar a uma criança que ela não pode comer determinados alimentos.
Eu costumo dizer que a dificuldade ou a limitação em explicar, está nos adultos e não na criança. Esta, assimila muito rapidamente as informações e são capazes de entender perfeitamente o que podem ou não comer.
O que ocorre é que muitas vezes o adulto não demonstra firmeza ao conversar com a criança e assim que ela percebe isto, sabe que se chorar, fizer birra ou usar de algum outro argumento, os pais ou o adulto que estiver à frente, cederá, e desta forma ela poderá voltar a comer o que quiser.
Isto acontece quando muitos pais tentam convencer os filhos de que é importante comer alimentos saudáveis. Os pais conversam, explicam, mas basta o filho demonstrar resistência que logo lhe é oferecido uma guloseima. E por que isto acontece? Por dó. Sim, os pais tem dó de não dar o que o filho pede mesmo sabendo que o alimento lhe fará mal.
No entanto, quando se tem um filho diabético ou celiaco, não há alternativa porque estamos falando aqui de uma restrição severa na alimentação e neste caso, a preocupação em vê-lo doente é maior do que a vontade de ceder. Nestes casos, os pais explicam e reforçam diariamente, criando assim uma educação alimentar desde cedo, onde a criança cresce dando uma aula do que pode ou não comer.
Um exemplo, é a filha da Ivana Mello, de Camaragibe -
Pernambuco. Sua filha Tarsila, de 6 anos é celíaca e dá uma aula sobre o glúten e o que pode ou não comer.
Vejam abaixo a entrevista que esta pequenina e sua mãe, deram à radio CBN:



Entrevista Tarsila CBN

OU

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2014/07/26/FALTA-DE-NUTRICIONISTAS-E-O-PRINCIPAL-DESAFIO-PARA-ESCOLAS-E-ALUNOS-DA-REDE-PUBLICA-QUE.htm







Um comentário:

  1. Erivane, a descoberta desta restrição alimentar nos mostrou que alimentar-se é mais do que matar a fome. Enquanto a maioria pensa o que não podemos comer, a gente pensa o quê podemos e como fazer isso. Descobrir que apenas comendo corretamente você pode controlar uma doença autoimune é um motivo de alegria, enquanto tantas pessoas precisam de remédios e outros tratamentos. E ainda tem o plus de conhecer amigos novos e iguais a nós, cheios de dúvidas e forças pra continuar. Foi a celíaca que fez nossas famílias se encontrarem mesmo distantes milhares de quilômetros. Viva o diagnóstico precoce. bjs

    ResponderExcluir