terça-feira, 14 de agosto de 2018

E nas excurões da escola, o que fazer?

O que normalmente é uma alegria para a maioria das mães, pode representar uma grande preocupação para àquelas que tem filhos celíacos.
Passar o dia na Chácara Encantada com a turma da escola... O que o meu filho irá comer? Piquenique num Parque... O que o meu filho levará? Como se alimentará junto às demais crianças?
Estas e outras questões podem surgir e deixar você, mãe, atordoada!
Mas não se apavore! Não há nada que não possa ser solucionado com uma boa conversa!

Segue abaixo as experiências que tive (e ainda tenho) com a minha filha nestes eventos:.

1. LIGAÇÃO
Ligue para o lugar onde a escola fará o passeio e pergunte o que será servido.
Se o seu filho não tem problemas em comer um cardápio diferente do que for servido, então, mande o que você quiser.
Mas se você acha que ele irá ficar com vontade de comer a mesma coisa que os demais amigos, então procure mandar um cardápio parecido.

Ex.: Certa vez a minha filha foi para uma excursão com a escola passar o dia todo. Então eu liguei no local para saber o cardápio. Seria servido:

Café da Manhã

Pão com manteiga
Rosca doce
Pão de Queijo
Broas de fubá
Bolo mesclado (chocolate e baunilha)
Leite e chocolate

Almoço

Macarrão pene com molho sugo
Frango a passarinho
Arroz
Feijão
Carnes variadas
Saladas

Então eu mandei o seguinte cardápio SEM GLÚTEN para a minha filha:

Café da Manhã

Pão de queijo
Pão sem glúten que eu fiz em casa, com margarina
Pedaço de bolo de cenoura
Leite de arroz chocolate

Almoço

Espaguete ao molho
Carne assada

Mandei tudo numa mala térmica com uma etiqueta:
ALUNA DO COLÉGIO ........., ALTAMENTE ALÉRGICA AO GLÚTEN. FAVOR NÃO MEXER!

Eu coloco "altamente alérgica" e não "celíaca" porque ninguém sabe o que é celíaca. Escrevendo altamente alérgica, as pessoas têm medo e já imaginam a criança toda vermelha, inchada, sem ar e quase morrendo! Isto é bom porque eles tomam cuidado!
Quando eu estou junto à ela, eu faço questão de explicar e, se possível for, eu levo um gibi da ACELBRA que explica melhor o que é a celíaca, porém, quando eu não estou junto, ajo desta forma.

2. ORIENTAR A PROFESSORA

Conversei com a professora e entreguei a mala com as refeições na mão dela. Pedi que ela conversasse com o pessoa da cozinha e colocasse a mala térmica dentro da geladeira e ressaltasse que não era para ninguém mexer. Na hora do almoço, a própria professora aqueceu a refeição da minha filha em pote fechado, no microondas e entregou para ela comer.
Pronto!

Pode até dar um pouco de trabalho em ter que ligar no local e se informar sobre o cardápio, mas nada que uma ligação não resolva!
Assim você ficará tranquila e saberá que o seu filho comerá de forma segura e poderá brincar e passar um dia inesquecível junto aos seus amigos!

Portanto, nunca deixe de mandá-los para as excursões! Inclusão é tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário