terça-feira, 21 de agosto de 2018

Viagem pelo Nordeste do Brasil

Inicialmente fomos para Paraíba - em João Pessoa. De lá, vimos que uma grande amiga morava somente a 100Km de distância, já em Pernambuco - então fomos visitá-la. Com mais duas horas chegaríamos em Maragogi- Alagoas. E no meio do caminho poderíamos visitar Porto de Galinhas para matar um pouco a saudade.

No retorno, passamos em Cabo de Santo Agostinho.
Ao chegar em João Pessoa, resolvemos ir para Natal no dia seguinte, pois já havíamos estado lá logo que a nossa filha havia sido diagnosticada celíaca e estávamos com saudades.
Então eu vou descrever abaixo a nossa aventura gastronômica sem glúten por estes lugares.

JOÃO PESSOA

Peguei uma relação de lugares sem glúten para ir, mas quando cheguei lá, a maioria fazia somente por encomenda, ou seja, não eram estabelecimentos comerciais abertos ao público para visitarmos.


RESTAURANTE MANGAI
Um dos poucos restaurantes indicados no blog de uma celíaca era o MANGAI. Este é um restaurante de comida regional onde os atendentes ficam vestidos a  de cangaceiros - um lugar bem bacana e que tem fila de espera, porém, eu detestei atendimento.
Logo na entrada fui conversar com uma atendente sobre o glúten e de cara muito fechada ela me respondeu: "- Tem pouquíssima coisa sem glúten, mas tem."
Entramos e a comida era servida num buffet por kilo - self service. Dentre os mais de 20 pratos, tinha arroz ao queijo coalho, feijão verde, buchada de bode, feijoada, dadinhos de tapioca, feijoada, carne de sol e por aí vai.... Após 20 minutos de espera a nutricionista chegou e vimos que só poderíamos comer a panqueca a qual a massa é feita de crepioca.
Tinha um buffet enorme com doces maravilhosos, mas não havia um doce se quer que pudéssemos comer.
NOTA 5


CAMILA - MILA SEM GLÚTEN
Fui então a um dos endereços da minha relação e chegando lá era uma casa. Mas era simplesmente a casa da presidente do Grupo dos Celíacos da Paraíba, seu nome é Camila.
Muito simpática e gentil me deu todas as dicas da cidade de Jampa e me disse que realmente não existem muitas opções por lá. Ela fica no bairro Bessa.
Encomendei um empadão com recheio de frango, um pão e um bolo mesclado de baunilha e chocolate. Tudo estava divino!!!
NOTA 10



BOUTIQUE SAUDÁVEL
Na esquina da casa da Camila, tem uma loja bem pequena estilo a Mundo Verde que vende produtos sem glúten. Não tem muita coisa, mas dá para se virar.
Vende brownie, bolinho de macaxeira, fatia de bolo, pão de forma congelado.
NOTA 9

BAMBU RESTAURANTE - Bairro Manaíra
Este era um dos únicos restaurantes 100% sem glúten de Jampa (João Pessoa), no bairro Manaíra. Chegamos felizes para almoçar, mas a dona nos atendeu e disse que justo naquele dia havia fechado o restaurante para fazer uma festa para uma família celíaca. Eu perguntei se ela manipulava algo com glúten e ela disse que não. Perguntei se usava farinha a granel e ela garantiu que não.


DELÍCIAS DA ANINHA - BAIRRO DE CABO BRANCO
Todos os dias às 18h abre o Parque do Cabo Branco, onde tem vários food trucks e, dentre eles, o da Aninha. Ela faz marmita lowcarb e bolo no pote com creme de castanha de caju que parece leite condensado. Uma delícia! Pena que não vende mais nada e eu enjoei de tanto comer marmita low carb.
NOTA 9

Vou te passar alguns roteiros que fizemos para você saber o que levar.

Fomos em algumas praias do litoral Sul: praia Barra do Gramame, praia do Amor e praia Jacumã. Pela manhã eu fiz macarrão e misturei com a marmita lowcarb da Aninha (frango com bacon e falso queijo feito com castanha de caju). Montei uma térmica com esta marmita para o almoço e biscoitos para passar o dia.






A noite fomos comer novamente no Parque do Cabo Branco, 2.522. Tinha um food truck que servia batata suíça de lombo. Conversei e era tudo temperado somente com sal. Então comemos uma batata suíça.






PRAIA BELA
Realmente é uma das praias mais belas da Paraíba, mas foi onde recebemos um dos piores atendimentos!
Sabe aquelas praias que possuem estrutura com vários restaurantes? Este lugar é assim, e, pasmem! Nenhum dos restaurantes tinham microondas para aquecer a comida da minha filha. Disseram que fritavam a batata frita e a macaxeira em óleo separado. Mentira, porque veio com sabor de peixe. Não tinha como nos alimentarmos e então decidimos ir embora às 13h.





RESTAURANTE CANOA DOS CAMARÕES - BAIRRO TAMBAÚ
Fica na orla próximo à feirinha de artesanato.
Atendimento excelente! Eles têm anotado no cardápio os pratos que contém glúten, os que não contém glúten, os que tem glúten e lactose. Gostei muito! Comemos camarão na moranga e camarão grelhado. O camarão empanado tem glúten.
NOTA 9 (o restaurante é 10, mas como não tem o camarão empanado sem glúten e nenhuma sobremesa, não é perfeito!)




SORVETERIA ZOBELI - MESMA CALÇADA DA CANOA DOS CAMARÕES
O dono é italiano e faz os sorvetes artesanalmente. Me disse que não coloca malte em nenhum sorvete e que o único que tinha glúten era o de cookie. Tomamos sorvete de doce de leite e de avelã.
NOTA 10



PORTO DE GALINHAS
Na rua principal, já próximo à praia, ao lado do Bar Macaxeira, tem uma sorveteria a qual possuem tabela de alérgenos. Tomamos sorvete de tapioca e doce de leite.




MARAGOGI
Exceto o Resort Salinas, não tem restaurante e nada sem glúten!
É um lugar tão bonito e que tem tantos estrangeiros, porém, uma cidade sem qualquer infraestrutura em termos de tudo o que você pode imaginar!
Ficamos numa pousada mega simples (a única com vaga para um final de semana). A gerente me deixou usar a cozinha para fazer a refeição da minha filha. Na mala eu levei ruffles, biscoitos, pão e margarina. No café da manhã tomamos suco e pedimos tapioca (eles faziam na hora a tapioca com queijo).
Ao acabar de tomar café eu fui para a cozinha e lavei bem uma panela que estava novinha, por sinal, e fiz o macarrão da minha filha. Eu não usei o  escorredor de macarrão porque sabemos que por mais que lavemos ainda fica com resquícios de glúten. Comprei carne moída no mercado e molho de tomate e fiz um molho à bolonhesa. 

Na região de Maragogi, vende uns biscoitos feitos na cidade. Ele é feito com fécula de mandioca, ovos, açúcar e leite de coco. Vi em vários blogs de viagens de celíacos que este biscoito não tinha glúten. No entanto, logo após consumir a minha filha se contaminou e teve diarreia. Ficou com a barriga muito inchada! Depois eu pesquisei na cidade e vi que existem várias marcas. Acredito que uma pessoa criou os biscoitos e ele ficou famoso. Então outras pessoas começaram a fazer igual, portanto, temos que ver bem a marca que devemos comprar e a originalidade da receita.

Vista do quarto da Pousada

Amanhecer às 5h30


PISCINAS NATURAIS DE MARAGOGI
O barco saiu às 6h40 da manhã. Eles avisam para levar alguma coisa para comer, pois não vendem nada durante o passeio.
Levei uma térmica com: sucos de caixinha, ruffles e pão com margarina.
O passeio acabou às 8h30. 






                                                                            Praia de Antunes - Maragogi/AL
Chegamos na pousada às 10h e fomos tomar um bom café da manhã. Eu havia comprado papel alumínio e cobri os dois lados da sanduicheira com ele, coloquei pão de fôrma com frios e aqueci. Ficou ótimo! Eu havia comprado um brownie sem glúten e sem leite em João Pessoa e então a minha filha tomou um ótimo café da manhã!
Às 11h saímos da pousada de Maragogi e retornamos para João Pessoa. No caminho, passamos em Cabo do Santo Agostinho. As praias são maravilhosas, mas não passamos o dia em nenhuma delas. Só fomos visitar o local.
Na cidade de Santo Agostinho tem um mercado grande e lá eu comprei atum e maionese. De lá, fomos para um shopping que fica na estrada e na praça de alimentação eu preparei um atum bem gostoso para comermos com pão - a minha filha amou! Este foi o nosso almoço!










NATAL - RIO GRANDE DO NORTE
Ficamos na Pousada Mirador, no Morro do Careca. Pousada/flat, tem quartos bem grandes e uma mini cozinha com microondas, pia e fogão elétrico. Achei ótimo!
Comprei aqueles pratos prontos da Sadia - estrogonoff. Muito prático é só aquecer e pronto!
Para o café da manhã eu havia levado na mala o pão de fôrma, margarina, o bolo mesclado de baunilha e chocolate que havia encomendado da Camila, em João Pessoa e biscoitos. 






RESTAURANTE CAMARÕES
Em Natal nós comemos também no Camarões. A minha filha não gosta de camarão, então ela pediu fritas com tirinhas de filé mignon. O atendente conversa com o chefe e ressalta a importância de tomar o máximo de cuidado na preparação do prato. Eles têm pratos com camarão que são sem glúten também. Não tem nenhuma sobremesa sem glúten. O restaurante é ótimo, a comida é maravilhosa, mas não tem camarão empanado sem glúten. Eu deixei sugestão para fazerem isto e eles responderam o meu e-mail muito educadamente.
NOTA 9 (o restaurante é 10, mas como não tem o camarão empanado sem glúten e nenhuma sobremesa, não é perfeito!)


CASA DE TAIPA - TAPIOCARIA
Também não estão preparados para nos atender.
Os dadinhos de tapioca são fritos no mesmo óleo onde são fritos alimentos com glúten. A minha filha queria uma tapioca com brigadeiro. O atendente garantiu não ter glúten - eu não confiei. Meu marido foi conversar com a dona do restaurante e aí sim, confirmou qual o chocolate usavam - é um da Nestlé que não contém glúten. Mas eu não fiz o pedido antes de confirmar.
NOTA 8







CUIDADOS

Em João Pessoa pedi uma tapioca de frango. Veio o filé de frango frito dentro da tapioca.
A minha filha pediu uma tapioca americana, a qual veio ovo frito dentro da tapioca.
São formas muitos regionais de se fazer um tapioca. Em São Paulo, a tapioca de frango é com o frango desfiado. A americana é o ovo cozido e linguiça picados e a mussarela derretida. Pergunte antes como é feito, qual o tempero utilizam, etc.

Em Natal quando saímos para dar um passeio na orla, à noite, no Morro do Careca, a maioria dos lugares que faziam tapioca também faziam crepe. Então nestes lugares não temos como comer tapioca.
Na orla do Morro do Careca eu não encontrei nada que pudéssemos comer. Nem mesmo uma sorveteria! Achei a estrutura fraca! Portanto, leve muitas guloseimas na sua mala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário