quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Cuidados na Escola

Muitas mamães têm perguntado sobre quais os cuidados que devem ser tomados em relação a alimentação de seus filhos celíacos nas escolas.
Antes de tudo eu quero dizer que as crianças celíacas podem e devem levar uma vida normal nas escolas. Isto inclui brincar, fazer educação física, ter o afeto dos amiguinhos e fazer as refeições na mesma mesa e as atividades em sala de aula junto às demais crianças.

As crianças que são alérgicas ao glúten não podem nem se quer sentir o cheiro de algo com glúten porque já passam mal, tem reações na pele e correm o risco até de fechar a glote. Por este motivo evitam ser tocadas e ao menor contato com o glúten tem muitas reações.

No entanto, crianças celíacas não são alérgicas ao glúten e por isto, é muito importante diferenciar estas duas classes.

Além da saúde física, temos que zelar também pela saúde mental e emocional de nossos filhos. Se o seu filho têm reações mesmo com os cuidados citados abaixo, você terá que perceber se a equipe pedagógica está colocando em prática todas as suas orientações. Muitas vezes "o furo" na dieta não se dá aumentando os cuidados e sim, corrigindo os já existentes.
Exemplo: já vi muitos casos de crianças às quais as mães juravam de pés juntos que não comiam glúten na escola e achavam que teriam que aumentar os cuidados. Com o passar do tempo descobriu que o filho pegava um pedaço minúsculo do lanche do amiguinho e a professora não via.
Criança que fazia tudo certinho, mas que usava o batom da amiga que havia acabado de comer glúten na escola.
Criança que coloca muito a mão na boca e vive se contaminando.
Já as crianças que não possuem o hábito de levar as mãos à boca não tem tantos problemas.
Portanto, temos aqui muitas variáveis e por isto este texto é somente um norte para que você saiba como lhe dar na escola de seu filho.
Para mim e centenas de outras mães, funcionou. Se não funcionar para o seu filho, veja o que pode estar saindo de errado para corrigir e desta forma, garantir o bem estar de sua criança na escola.

Assim como inúmeras outras mães eu acompanho a minha filha em ambiente escolar, desde quando descobrimos a celíaca (aos 2 anos e meio de idade).

Hoje, em 2018, ela está com 11 anos de idade. Sempre tomei todos os cuidados que a celíaca exige e anualmente ela faz os exames de acompanhamento da celíaca e está ótima de saúde. Por este motivo é que eu trago o meu relato para que você, mãe, perceba que o seu filho pode e deve ter uma vida normal na escola.


Em primeiro lugar você deve saber dar a "Educação Celíaca" ao seu filho.
É mais ou menos assim: você educa o seu filho de acordo com os seus valores, correto? Diz ao seu filho para ser educado, não responder, não comer de boca aberta, não mexer no que é dos outros, etc.. 
Na educação celíaca, você terá que ensiná-lo:

1. O que é a celíaca (mesmo crianças pequenas conseguem entender que se comerem o que não devem terão dor e ficarão doentes).
2. Em hipótese alguma poderão aceitar se quer uma bala de outras pessoas
3. Tudo o que lhe derem ele deverá pedir à professora para ler o rótulo (se contém glúten ou não contém).
4. Não poderá comer o lanche dos amiguinhos, mas poderá dividir o dele com os outros quando você mandar a mais.
5. Mesmo em festas, ele sempre levará o lanche dele (salgadinhos, bolo e docinhos), e só poderá comer algo da festa se você disser que ele pode.

A criança que pega escondido o lanche do amigo, que ainda não entendeu ou não aceitou bem a dieta, que tem o hábito de levar as mãos à boca, que tem desejo de comer o lanche do amigo e não aceita que onde quer que for sempre terá a sua alimentação separada, não tem a educação celíaca.
Se for necessário, leve-a a um terapeuta nutricional/psicólogo e sempre o eduque em casa.
Criança com Educação Celíaca sabe se cuidar sozinha. Eu digo isto porque desde os 3 anos de idade a minha filha nunca pegou uma bala na escolinha sem antes perguntar se tinha glúten para a professora. E quando não tinha nada escrito, a professora colocava um bilhete na agenda e mandava a bala. Eu pesquisava e se pudesse eu dava. Caso o contrário eu explicava e ela entendia perfeitamente.
Se o seu filho souber se cuidar desde cedo, você não terá tantos problemas.

Vamos então falar sobre algumas condutas na escola:

1. Hora do Lanche
O seu filho deve lanchar à mesa junto com os demais amigos, pois isto fortalece os laços de amizade. A ACELBRA sempre me ensinou isto desde que descobrimos a celíaca e, depois de um tempo, estudando pedagogia eu realmente tive esta certeza.
Ele irá se contaminar? Depende. 
Vamos lá: dependendo da idade e da educação celíaca de seu filho, ele terá que ser acompanhado neste momento pela professora./assistente.
Desde os 3 anos de idade a minha filha sempre tomou cuidado até com os farelos de glúten, porém, sabemos que nem todas as crianças são assim.
Normalmente a criança leva uma toalhinha e coloca o lanche dela em cima e come. Orientando bem a professora/assistente, ela deverá ficar de olho para que o seu filho ainda pequeno, não pegue o lanche do amiguinho e para que os demais não invadam o espaço de seu filho com farelos e pedacinhos de lanche com glúten.
No dia em que você mandar alguns pedaços de bolo a mais, aí sim, o seu filho poderá dar aos amigos. 
Explique que as frutas ele pode pegar dos amigos caso estes ofereçam.

2. Hora do almoço
A minha filha sempre levou a refeição de casa. A professora colocava na geladeira e na hora do almoço, aquecia no microondas. Ela comia dentro do próprio pote que levava. Eu não a deixava comer no prato da escola porque eles eram de plástico.
Aqui tem uma coisa que você precisa entender: muitas mães acham que pratos, talheres e copos estão todos contaminados! Não é bem assim!
Utensílios de plástico e de madeira tem alta aderência e neste caso, mesmo depois de lavá-los eles podem conter resquícios de glúten. Já os utensílios de vidro, porcelana, metal, não tem aderência e após lavados eles estão limpos.
Caso o contrário, teríamos que levar panelas, pratos, copos e talheres por onde quer que formos e não poderíamos nem tomar um copo de água na casa de outras pessoas.

   Já outras mamães entram em acordo com a escola e eles preparam a refeição sem glúten separadamente. Bem, se você tiver a certeza de que eles não irão mexer o macarrão da sua filha com a mesma colher que mexerão o macarrão com glúten que estiverem fazendo para as demais crianças, tudo bem. Eu particularmente não confio e por isto, sempre mandei as refeições da minha filha e ela só aquecia na escola. Entretanto, se você confiar, ok!

3. Hora da aula de arte
Sabemos que muitas marcas de massinha de modelar contém glúten. Então compre a mais (umas 4 unidades ou mais) para que o seu filho possa brincar com os demais amiguinhos. Muitas vezes as professoras dão atividades em dupla, ou trio e a criança que leva a sua massinha sem glúten fica sozinha. Converse com a professora e diga que quando surgir uma atividade em dupla ou grupo, ela poderá dar a massinha sem glúten para o grupo em que o seu filho estiver e assim todos brincarão e compartilharão da mesma massinha.

5. Preciso encapar a mesa e a cadeira que o meu filho senta na escola?
Como eu sempre digo, eu relato aqui "a minha" experiência e digo que nunca foi necessário. A equipe escolar sempre tomou muito cuidado. No entanto, muitas crianças já se contaminaram devido a escola não realizar direito a higienização. Então vale a pena conversar.

6. E se algum amigo comeu glúten, pode abraçar e beijar o meu filho?
Impedir alguém de demonstrar tamanho afeto ao seu filho só irá gerar problemas psicológicos na vida dele. Milhares de celíacos pelo mundo viajam a trabalho, estudam e conhecem pessoas e, de acordo com as culturas, normalmente damos as mãos e beijinhos no rosto. A celíaca não é aquele tipo de doença onde você tem que se isolar de outras pessoas e só tocá-las se elas lavarem as mãos antes. 

7. As demais crianças estão comendo salgadinhos e sem lavar as mãos estão brincando de pega-pega ou na piscina de bolinhas. Como fica o meu filho celíaco?
Vale o que dissemos no item anterior. Você não pode impedir o seu filho de brincar e nem exigir que a professora lave a mão de todas as crianças toda vez que comerem alguma coisa com glúten. 
O ideal é orientar que todos sempre lavem as mãos, tanto por questão de higiene quanto pelo fato de terem comido glúten, porém, nem sempre é possível.
Nós, celíacos, tomamos ônibus, pegamos metrô, corrimãos, maçanetas de portas, enfim. O ideal é que a equipe escolar sempre oriente os alunos a higienizarem as mãos.

8. Festas de aniversário na escola
    Peça para a escola criar uma regra onde os pais terão que avisar com antecedência de no mínimo, 1 semana, para você ter tempo de preparar ou de comprar as coisas que o seu filho levará na festa do amiguinho. E como dissemos no início desta matéria, ensine-o a não comer, em hipótese alguma, nada do que for servido na festa. Caso os pais do amiguinho disserem que os docinhos não contém glúten, converse bem com os pais antes e certifique-se de que realmente o seu filho poderá comer e, neste casso, avise o seu filho que os docinhos estão liberados. Avise também a professora para que não corra o risco do seu filho pegar o docinho e a professora tirar da mão dele dizendo que tem glúten. Comunicação é tudo!

9. Aulas de Culinária
Eu fiz uma parceria com a escola e em todos os anos em que houve aula de culinária, as professoras só faziam receitas sem glúten. Eu enviei mais de 50 receitas, entre salgadas e doces, e quando precisava de algum ingrediente que elas não sabiam onde comprar, eu enviava para a escola.

10. Como incluir o seu filho
Converse com a ACELBRA do seu Estado e veja se eles têm os gibis da ACELBRA. Leve alguns para a escola e peça para a professora ler para a turminha do seu filho. Assim, eles aprenderão o que é a celíaca, o que é o glúten e quais os cuidados deverão ter. Aqui no blog também tem as histórias infantis que eu faço para as crianças, tais como: O Famoso EduardoA Garotinha CindyRapunzel e sua FamíliaA Casa de DocesA Branca de Neve CelíacaEduarda e seus problemas, dentre outras. Imprima e peça para a professora contar aos alunos. Você também poderá imprimir várias cópias e pedir para a professora colocar na agenda das crianças para os pais lerem para os seus filhos em casa.

Por fim, para que o seu filho tenha sucesso na escola e seja bem acolhido por todos (professores e colegas), três coisas são muito importantes:

1. Educação celíaca - o seu filho sabendo se portar em todas as situações, te economizará 50% de preocupação. Caso o contrário, você sempre terá muitos problemas porque terá que supervisionar à distância todas as ações do seu filho e isto é muito difícil.  
2. Diálogo - a mãe que briga com a escola e que faz exigências sem noção, como por exemplo, não deixar ninguém beijar o seu filho e colocá-lo para comer separadamente, ao invés de abrir caminhos, estará criando confusão. O diálogo e o respeito abrem portas. Além disto, é necessário estudar a celíaca e saber como se portar para não fazer exigências absurdas para as escolas. No entanto, como citado acima nesta matéria, se o seu filho além de celíaco for alérgico ao glúten, aí sim você terá que aumentar os seus cuidados.
3. Parceria - ao invés de somente exigir e cruzar os braços, ajude a escola a incluir o seu filho socialmente. Tente enviar o material descrito nesta matéria (gibi ou histórias infantis), mande receitas sem glúten, de vez em quando faça um bolo e mande um pedaço para a professora. Quando puder, faça lanche a mais e mande para o seu filho distribuir para os melhores amigos. Seja parceira da escola e desta forma você estará abrindo portas para o seu filho e incluindo-o socialmente.

E não se esqueça de fazer os exames anuais em seu filho! A relação dos exames está aqui no blog. Exames anuais
Se tudo estiver correndo bem é porque a sua conduta está correta. Caso o contrário, reveja no que você pode estar errando e qual poderá ser a fonte de contaminação cruzada.
Sobretudo, saiba que cada criança tem a sua particularidade. Se em algum momento você perceber que ele necessita de maiores cuidados, converse com a equipe pedagógica, médico, nutricionista e consulte a ACELBRA de seu Estado.

Veja a cartilha da FENACELBRA: Criança Celíaca Indo para a Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário