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sábado, 24 de maio de 2014

Alimentos sem glúten: os bons e os maus


Sabe aquela frase: "Tudo posso, mas nem tudo me convém."?
Então, não é só abster-se ao glúten e sim cuidar da nutrição.
Exemplo: uma pessoa tem intolerância a lactose e não pode consumir o leite de vaca nem os seus derivados. Esta pessoa pode substituir o leite de vaca por leite de soja, bebida de arroz, de amêndoas, etc. Ela não estará deixando de consumir o seu leite todos os dias, porém terá uma carência de cálcio e terá que suprí-lo de alguma forma.

Outro ponto é que como não podemos ingerir o glúten, para que possamos ter uma boa textura em pães, bolos e demais massas, nós temos que usar muito ovo e gordura (óleo, margarina, etc.). Desta forma, se consumirmos muito esses alimentos, podemos ficar com o colesterol e triglicérides altos, esteatose (gordura no fígado), aumento de peso, dentre outros problemas.
Portanto é muito importante saber que até  podemos comer uma coisa ou outra, mas que devemos tentar seguir uma dieta o mais saudável o possível em nosso dia a dia.
Por este motivo a FENACELBRA preparou o artigo abaixo.
Você poderá encontrá-los no link: http://www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/alimentos-proibidos-e-permitidos/

Para que a sua leitura se torne mais fácil, segue abaixo o texto em sua íntegra:

ALIMENTOS PROIBIDOS E PERMITIDOS

GRUPO DE ALIMENTO

PROIBIDO

CONTÉM GLÚTEN

PERMITIDOS

ISENTOS DE GLÚTEN

PERMITIDOS COM MODERAÇÃO

ISENTOS DE GLÚTEN, PORÉM CONTÉM MUITO AÇÚCAR, SÓDIO, ÁLCOOL, GORDURAS E/OU ADITIVOS QUÍMICOS

Grãos e Farinhas

Trigo, centeio, cevada, aveia e malte, farinha, farelo e gérmen de trigo, farelo de aveia, farinha de rosca, trigo de kibe. Arroz (e farinha de arroz e creme de arroz), milho (e maisena), quinua, amaranto, feijão, ervilha grão de bico, lentilha, trigo sarraceno. Arroz doce, canjica, massas a base de farinha de arroz ou de milho

Tubérculos e suas farinhas

Farofa industrializada. Batata, batata doce, aipim (mandioca), inhame, cará, polvilho (doce e azedo), goma de tapioca, fécula de batata, sagu, araruta Batata e aipim fritos (em casa), batata tipo Ruffles, farofa

Pães, Biscoitos e Massas

Pão francês, pão integral, pão de forma, pão doce, tortas, empadão, salgadinhos, croissant, pizza, macarrão e massas a base de trigo, sêmola ou semolina, kibe. Pães sem glúten, biscoito de polvilho, biscoitos de soja, de arroz, de milho, massas isentas de glúten, tapioca. Pão de queijo, lasanha, pizza e massas em geral isentas de glúten, porém contendo queijo e molhos gordurosos

Bebidas

Cerveja, whisky. Água, água de coco, suco de fruta, café (na rua, preferir café expresso) Vinho, saquê, cachaça, vodka, cerveja sem glúten, Prosecco, Champagne, refrescos industrializados, refrigerante, guaraná natural/xarope de guaraná, xarope de groselha

Leite e derivados

Achocolatados contendo malte, Ovomaltine, mingau de aveia, iogurtes contendo aveia. Iogurtes, leite baixa lactose, queijos, leites vegetais (coco, castanhas, gergelim, arroz, soja) Leite de soja com frutas, leite com achocolatados, leite condensado, creme de leite

Condimentos

Molho shoyo contendo trigo (a maioria das marcas). Alho, cebola, tomate, pimentão, pimenta em grão, alecrim, salsa, cebolinha, tomilho, orégano, manjericão, sálvia. Temperos prontos isentos de glúten, molho Shoyo (Sakura), catchup, mostarda, maionese, molhos de salada.

Proteínas

Bife de glúten, proteína vegetal, nuggets, bife à milanesa, empanados. Carnes (boi, peixe, frango, porco, rão, cabrito, cordeiro, etc), ovo Presunto, blanquet de peru, salame, salaminho, mortadela, salsicha.

Doces

Bolos, tortas, docinhos de festa, chocolate contendo malte, pavê, torta alemã. Chocolate amargo, geléia de frutas sem adição de açúcar, alfarroba. Gelatina, geléia de mocotó, balas, chocolate ao leite, chocolate branco, sorvetes.

Frutas


Todas – abacaxi, abacate, amora, açaí, coco, água de coco, banana, caqui, carambola, cereja, framboesa, laranja, limão, tangerina, morango, uva, pêra, maçã, manga, melão, mamão, melancia, etc Compota de frutas, geléia diet, sorvete de frutas

Hortaliças (legumes e verduras)

Tempurá, legumes empanados, tortas e empadões de hortaliças. Todas – Cenoura, chuchu, beterraba, abóbora, vagem, couve-flor, couve, espinafre, bertalha, agrião, aipo (salsão), alho poró, etc

Sementes e Oleaginosas

Amendoim japonês. Todas – castanhas, amendoim, nozes, amêndoas, avelã, macadâmia, pistache, amêndoas de cacau, gergelim, linhaça, chia, semente de girassol, semente de abóbora Confeitos de amêndoas, etc

Gorduras

Óleo re-utilizado de frituras anteriores. Azeite de oliva Óleo de abacate, de coco, manteiga, margarina, creme vegetal, óleos de grãos (soja, milho, girassol, arroz), óleo de canola, banha de porco.









Créditos:
Material elaborado pela Dra. Juliana Crucinsky
Nutricionista – CRN: 2001100190

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