quarta-feira, 20 de março de 2013

Lancheira Saborosa e sem glúten



Umas das tarefas mais fáceis pode se tornar um tormento na vida da mãe que tem um filho celíaco: preparar a lancheira.
O que levar para a escola todos os dias? Haja imaginação e tempo na hora de preparar pães, bolos, biscoitos, etc.
Mais uma vez, tenha calma! No início é mesmo meio desesperador, mas com tranquilidade vemos que esta tarefa não é tão difícil quanto parece.
Como sempre, eu passo a você, leitora, a minha experiência como mãe de uma linda menina celíaca de cinco anos de idade.
Bem, vamos a seguinte pergunta: o que uma criança não celíaca leva de lanche a escola? A grande maioria tem o hábito de levar aquele pão tipo bisnaguinha, bolacha cream cracker, biscoito recheado e uma frutinha. Há aquelas que tem o hábito de comprar salgadinhos na cantina todos os dias, mas está já é uma outra história de que iremos tratar mais à frente.
Voltando à lancheira, quero dizer que não adianta você possuir dez receitas de pães, mais outras tantas de bolos e biscoitos se você não variar no formato e não possuir criatividade na elaboração destes alimentos.
O que eu quero dizer com isso?
Certo dia a minha filha chegou da escola dizendo que queria comer "pão bisnaga". Eu então comprei as forminhas e fiz a mesma receita do pão que ela já estava acostumada a levar a escola, só que no formato de bisnaga. Ela comeu aquele pão imensamente feliz e sentiu-se igual as demais crianças. Não só as crianças, mas, principalmente elas são muito visuais. Comem pelos olhos. Então você pode até variar as receitas mas se as fizer sempre do mesmo jeito a criança vai enjoar de comer. Mas se você variar no formato, no recheio e na cobertura, é como se todos os dias a c riança estivesse comendo uma coisa diferente.
O mesmo acontece com os bolos. Você pode fazê-los em formato de bolinho "Ana Maria" e recheá-los por dentro. Eu garanto a você que ele não perde em nada para o oficial com glúten. Você pode fazer em forminhas para ficar no mesmo formato de bolo tipo "bebezinho", com ou sem recheio, etc.
Os biscoitos? Você pode banhá-los no chocolate, pode fazer cookies com gotas de chocolate e algumas massas lhe permitem até colocar no saco de confeitar e escrever letrinhas ou números.
Pães e bolos você pode fazer e congelar. Todo o dia você tira uma unidade, deixa descongelar em temperatura ambiente ou no micro ondas, coloca frios dentro do pão, um suquinho, uma fruta, e pronto! A lancheira do seu filho está pronta!
Então vá a uma loja que vende forminhas e faça uma coleção delas em casa! Abuse da criatividade e veja o seu filho ficar super feliz com as suas "invencionices!"
Dicas do que levar na lancheira:
Salgado: pão (com frios, margarina, maionese ou patê), pedaço de pizza (mande recado na agenda para a professora aquecer antes de seu filho comer), biscoito de polvilho, sementes de girassol (ricas em ferro e fibras), torta (de frango, de legumes, de bauru), bolacha salgada.
Doce: biscoitos, bolinho (porção individual), fruta.
Evite mandar salgadinhos, pois mesmo aqueles que não contém glúten, além de não encher a barriguinha sabemos que não faz muito bem à saúde.
Segue abaixo mais alguns exemplos de lanches:






Autoria: Erivane de Alencar Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário