quinta-feira, 21 de março de 2013

Qual alimento posso dar ao meu filho no início da dieta?

Quando descobri que a minha filha de dois anos e meio era celíaca, ela tinha os seguintes sintomas: barriga muito inchada, excesso de gases, abdômen distentido, dores abdominais e constipação.
Segundo o seu gastro, com dois meses de dieta ela não reclamaria mais de dores abdominais. Para a minha surpresa após uma semana de dieta sem glúten ela não reclamou mais de dores, porém, alguns meses após o início da dieta ela ainda apresentava constipação e barriga inchada.
Depois de levá-la a uma boa nutricionista funcional, aprendi o que eu estava fazendo de errado e por isto eu passo a você, mamãe, quais os cuidados na alimentação do seu filho que você ter.
Em primeiro lugar saiba que a mucosa do intestino do seu filho está mais sensível do que a mucosa do intestino de um bebê. Sendo assim, além de retirar os alimentos que contém glúten, você deve fazer uma dieta mais leve, sem muita gordura, açúcar e conservantes. Veja também se o seu filho não está com intolerância a lactose (não pode ingerir leite nem os seus derivados). Muitos celíacos apresentam uma intolerância ao leite provisória. Isto porque o duodeno está tão inflamado que não consegue absorver a lactose. Mas com o início da dieta e a consequente desinflamação, o seu filho poderá voltar a consumir leite.
Procure preparar alimentos temperados somente com sal, alho e cebola. Fique atenta a alguma coisa que o seu filho comer e não cair bem. Neste caso, retire do cardápio o que o organismo do seu filho não aceitou muito bem.
Na dieta sem glúten, é mais fácil encontrar doces sem glúten, como pudins, quindins, arroz doce, canjica, curau, balas, pirulitos, etc, e portanto, muitas mães, sem perceber acabam dando mais doces para os seus filhos. O que você precisa saber é que o açúcar é um dos responsáveis pela formação de gases e comendo muito doce o seu filho poderá continuar a ter excesso de gases e dores abdominais.
Os refrigerantes, salgadinhos (mesmo os sem glúten) e frituras podem ser os grandes vilões no início da dieta do seu filho. Como todos sabemos, esses produtos causam incômodos no estômago além de não ser nada saudável. Procure fazer o suco da fruta em casa ao invés de dar sucos de caixinha com conservantes bem como os refrigerantes. Prefira biscoitos de polvilho à salgadinhos. Vá fazendo adaptações saudáveis no dia a dia do seu filho. Existem muitas opções.
Para que possamos adquirir uma boa textura na elaboração de pães, bolos e biscoitos sem glúten, usamos muita gordura. O excesso de gurdura também pode causar náuseas, enjoos e dores abdominais. Por isso, dê preferência aos alimentos naturais. Se a sua família já tem o hábito de consumir verduras e legumes o seu filho não terá dificuldade alguma de fazer uma dieta gostosa e saudável. Mas se ele for acostumado a comer somente salgadinhos, refrigerantes e alimentos industrializados, então você terá uma tarefa um pouco mais difícil. Mas não desista. A saúde do seu filho vale ouro e cabe a você, mamãe, fazer o que for melhor para ele.

Autoria: Erivane de Alencar Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário