quinta-feira, 21 de março de 2013

Meu filho(a) é celíaco(a), e agora?

"Que meu filho (a) nasça com saúde e perfeito (a)." Isto é o que todas as mães desejam ao saberem que estão esperando um bebê. Meses ou anos após o nascimento de seu tão sonhado filho, receber a notícia de que ele ou ela terá que conviver com uma restrição alimentar grave devido a um problema por nome de "doença celiaca" pode ser o sinônimo de desespero e frustração para muitas mães.

Mas tenha calma! Respire fundo e saiba o mais importante: se o seu filho seguir a dieta ele será uma criança saudável. E nós, mães, não medimos esforços para que os nossos pequeninos cresçam fortes e saudáveis, não é?
Pois bem, saiba o que você deve fazer logo que descobrir que seu filho é celíaco:
  1. Seu filho não pode comer nenhum alimento que tenha glúten. Quando dissemos nada, é nada mesmo. Não pense nem aceite sugestões, como: "Só um pouquinho ou só este pedacinho não faz mal." Qualquer alimento que contenha glúten fará muito mal a saúde de seu filho.
  2. A Lei 10.674 obriga as empresas a colocarem em todos os rótulos se o produto contém glúten ou Não contém glúten. Leia atentamente os rótulos das embalagens e se não estiver escrito, não compre. Umas das principais regras dos celíacos é: na dúvida não consuma.
  3. Não são somente os alimentos que contém glúten. Muitos produtos de higiene pode conter glúten, assim como massinhas de modelar, giz de lousa, cola, etc.
  4. Contaminação cruzada: muito cuidado ao comer fora ou manusear produtos com e sem glúten em sua casa. Um exemplo é a batata. Ela não contém glúten, mas se for frita no mesmo óleo onde foi frito algum empanado ou outro alimento que tenha glúten, o óleo ficará contaminado e por consequencia a batata também. Então o ideal é que esta batata seja frita em óleo novo.
  5. Leia, pesquise e informe-se! Infelizmente não existe muitos médicos especializados em doença celíaca no Brasil e o tema é pouco abordado. Por este motivo existe disfunção nas informações a ponto de muitos médicos falarem que o celíaco pode comer alguma coisa com glúten de vez em quando. Isto não é verdade. Por este motivo é muito importante que você leia e estude tudo o que puder sobre a celíaca e veja o quanto é importante seguir a dieta a risca.
Mais para frente iremos abordar com mais veemência todos os tópicos que expomos acima. Porém, o importante é você não se desesperar! É muita coisa para você? Sabemos que sim. Mas iremos tratar de cada assunto e aos poucos você se sentirá familiarizada com tudo o que iremos falar e se sentirá mais segura para cuidar de seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário